29 de julho de 2011

Inauguração da Clínica da Família de Del Castilho


A Prefeitura do Rio inaugura a 42ª Clínica da Família da cidade, na Praça Augusto Monteiro, em Del Castilho, Zona Norte da cidade, dia 28 de julho. A Clínica da Família Barbara Starfield beneficiará 24 mil moradores, e com ela a cobertura da Estratégia de Saúde da Família chega a 25% da população carioca, um aumento de mais de sete vezes em relação a 2008, "A cidade do Rio de Janeiro era historicamente conhecida pela pior cobertura entre as capitais do país. Tenho muito orgulho de participar desta reestruturação de saúde, que já dá acesso a mais de 1,5 milhão de cariocas. Subimos seis posições e alcançamos o terceiro lugar em número de equipes de saúde da família, ficando atrás apenas de Belo Horizonte e São Paulo", comemora o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann

No espaço, funcionará também a 26ª Academia Carioca da Saúde, com dez equipamentos que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia de seus usuários. Em dois anos de funcionamento, as academias contam com mais de 5 mil usuários e já reduziram o uso de medicação em 46% dos praticantes, em sua maioria hipertensos e diabéticos.



A clínica, a sétima da região do Grande Méier, contará com seis equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal, realizando mais de duas mil consultas médicas mensais; além de procedimentos ambulatoriais, exames e consultas de enfermagem. No local, será possível realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho e acompanhamento de pré-natal, além de distribuição de medicamentos.


A unidade atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. As obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, com investimento de R$ 3 milhões.

Sobre Barbara Starfield: Impulsionadora dos cuidados de saúde primários internacionalmente, Barbara Starfield foi pediatra e mestre em Saúde Pública. Foi co-fundadora e primeira presidente da Sociedade Internacional para a Equidade em Saúde (International Society for Equity in Health), organização voltada para a difusão do conhecimento científico sobre os determinantes da desigualdade na saúde e sobre como os eliminar. Barbara foi uma defensora incansável da medicina de família e dos cuidados de saúde primários. Nasceu no Brooklyn, em Nova Iorque, em 1932, e faleceu em julho de 2011, na Califórnia.
Teve como representante do Sf Catete os ACS : Davi , Lilian Eliza, Kiliane Nobre, Barbara, Bruno, Cintia; A Tec de Enfermagem Rosane Rodrigues; as médicas Fernanda de Ligia; a Enf Tays o Gerente da Unidade Bruno Costa e a diretora da unidade Dra Marta Paranhos
Fotos: ACS; Cintia e Davi
Fonte:SMSDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário